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Sem conseguir acordo, emissoras do Simba recuam e aceitam voltar à TV paga.

A Simba, joint venture criada entre Record, SBT e RedeTV! para negociar com as operadoras de TV Paga pelos seus sinais, decidiu mudar de estratégia.





Após não conseguir negociar com as empresas, ela agora resolveu falar de coisa boa e está oferecendo um desconto de 90% no preço que pedia antes, como informa o jornalista Daniel Castro.

A mudança vem após os canais contratarem o ex-presidente da Sky Ricardo Miranda para fazer as negociações. Ele está sugerindo a cobrança de um valor próximo a R$ 1,50 por assinante pelo pacote com as três. Em abril, a Simba queria R$ 15,00 por assinante, custo semelhante ao de pacotes premium, como HBO e Telecine, segundo o jornalista, significaria um custo extra de R$ 28,5 milhões por mês, ou R$ 342 milhões a menos nos balanços anuais das operadoras.

Ricardo Miranda está sendo visto pelas operadoras como um bom interlocutor. Como é um profissional que conhece o mercado, não está propondo coisas para um futuro incerto, como de canais que a Simba promete criar. Após tomar um choque de realidade, as emissoras resolveram partir para uma premissa mais realista.


Sem conseguir acordo, emissoras do Simba recuam e aceitam voltar à TV paga.


silvio

As emissoras que formam a Simba desistiram de esperar fora da TV paga por um acordo de remuneração com as operadoras. Elas agora querem que os seus sinais voltem a ser exibidos pelos grupos Net-Claro, Sky, Oi e Vivo em São Paulo e Brasília mesmo sem terem concluído as negociações.

O recuo de Record, SBT e RedeTV! se dá sob o pretexto de que estão atendendo a um pedido de associações de defesa de consumidores. Na prática, é o reconhecimento de que a estratégia de conflito, deflagrada em 29 de março, não funcionou. O trio ainda tem a expectativa de vir a receber por seus sinais, mas mudou a estratégia.

A forma de atenuar a derrota foi anunciar que houve um “acordo” com duas associações de consumidores. Uma delas é o Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), fundado por Celso Russomanno, que apresenta programa na Record. A outra é a Proteste.

A Simba considera que o recuo ocorre sem prejuízo do direito de negociar e das ações judiciais em andamento, este anuncio não significa que o sinal será restabelecido. A Proteste e o Inadec devem encaminhar a informação sobre a disposição da Simba para Secretaria Nacional do Consumidor (Senaco), do ministério da Justiça, na expectativa que o órgão toma alguma providência.

Há três semanas, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado à Senacon, instaurou processos administrativos contra as principais operadoras de TV paga do país por conta do impasse com a Simba, de um lado, operadoras de TV paga, do outro. A solução que se chegou é a famosa ‘‘saída honrosa’’.

Na visão das emissoras que forma a Simba não se trata de um recuom, mas um gesto de conciliação que vai aumentar a pressão sobre as operadoras.

 

A empresa que reúne Record, SBT e RedeTV! Divulgou no início da noite uma nota sobre a evolução das suas tratativas com as operadoras de TV paga. Segue a íntegra:

 

A Simba vem esclarecer que, diferentemente do que está sendo noticiado de forma equivocada, não encerrou as negociações dos sinais das empresas que representa.

Continuamos perseguindo a negociação em torno de um valor justo, de forma equilibrada e de boa fé com todas as operadoras.

Sabemos que esta negociação trouxe impactos aos milhões de assinantes e, por esse motivo, ao sermos consultados pela entidade de defesa do consumidor Proteste sobre nossa concordância ou não em retornar com os sinais de RecordTV, RedeTV e SBT de forma temporária enquanto avançam as negociações, a Simba se posicionou favorável a isso, desde que fiquem preservados integralmente os diretos de negociar os sinais das emissoras de forma onerosa e sem prejuízo das ações em andamento.

Cabe agora às operadoras avaliarem a mesma disposição. Estamos empenhando todos os esforços no sentido de concretizar essa negociação na maior brevidade possível em benefício de todos.

Assessoria de Imprensa da Simba Content


Fonte: mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br


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