Blog

O que difere uma ONU de uma ONT?


Você sabe a diferença entre uma ONU e uma ONT? A eficiência dos serviços de fibra óptica é inegável, seu advento multiplicou a qualidade das conexões e permitiu uma expansão enorme da capacidade de redes. A diferença entre ONU e ONT, que podem utilizar os mesmos princípios de distribuição de pacotes de dados, está no modo como o cliente final é atendido por elas.



Mais afinal, qual é mesmo a diferença?

A existência de um Terminal de Rede Óptica (do inglês: Optical Network Terminal, ONT), significa que o cliente possui nas dependências de sua casa ou da sua empresa um equipamento ativo para a recepção e transmissão do sinal, o qual é interface que converte o sinal óptico proveniente do seu provedor por meio de uma rede óptica passiva (rede PON – Passive Optical Network) para um sinal elétrico. Logo, possui módulo de uso que pode ser configurado, o qual conta com entradas para diferentes serviços via cabo óptico, como serviços de banda larga, vídeo (IPTV/VoD), telefonia (VoIP), também conhecidos como Triple Play. Normalmente este equipamento também é dotado de WiFi que permite conectar vários equipamentos simultaneamente sem o uso de conexões via cabos.

No caso de uma Unidade de Rede Óptica (ONU), o sinal óptico da rede PON do provedor é recebido em um aparelho, ativo, mas que fica instalado em dependências externas, geralmente em armários, bastidores ou pedestais, em vias públicas, devidamente protegidos. Essa unidade é alimentada de maneira autônoma. O atendimento aos clientes finais é feito por meio de uma rede metálica, seja ela de pares metálicos, coaxiais ou até mesmo de fibra óptica. Aqui, o usuário não possui uma interface direta em suas dependências com a rede PON, mas o serviço distribuído e a acessibilidade aos diversos tipos de sinal que trafegam pela rede PON serão os mesmos.

Qual modelo escolher?

A escolha do modelo variará muito de acordo com o tipo de serviço disponibilizado, a distância envolvida no atendimento e as facilidades disponíveis no local.

Os pontos atendidos por ONU podem ter um preço menor por cliente atendido e são muito bem-vindos em prédios antigos, sejam residenciais ou comerciais, grandes empresas e outras situações em que seja viável distribuir sinais dentro de uma mesma unidade.

Por tanto, a diferença entre os atendimentos por ONU e ONT reside no modo de como será efetuado o atendimento ao usuário. Enquanto ter um terminal de conexão ONT dentro da sua própria casa pode ser útil para alguns perfis de usuários com mais atividades, conexões e atribuições, que precisa de uma banda larga veloz, os atendimentos via ONU são capazes de distribuir sinais dentro de uma unidade coletiva que não possui facilidade de atendimento de fibra óptica direta, sem uma interface dedicada em suas residências ou escritórios, mas, ainda assim, recebendo os mesmos sinais enviados pelo provedor.


Fonte: Blog Fibracem


Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre os nossos produtos, entre em contato conosco.